Assinado contrato para a empreitada de requalificação dos espaços, no âmbito do CTE Industrial

No passado dia 12 de setembro, a Zendensino deu mais um relevante passo na requalificação das suas instalações, no caso assinando o contrato relativo à “Empreitada de requalificação dos espaços, no âmbito do CTE Industrial”.

Martim Assinatura.png

A assinatura do contrato e entrega das chaves, após auto de consignação, decorreu no interior das instalações a intervencionar, numa sessão simbólica, a que assistiram colaboradores da Zendensino e elementos da estrutura diretiva, destacando-se o Presidente da Assembleia Geral, Guilherme Emílio. Pela Zendensino, o contrato foi assinado pelo Presidente do Conselho de Administração, Carlos Gomes de Sá, e pelo vogal da mesma Cooperativa, Rui Losa.

Rui Losa assinatura 2.png

De forma específica, os trabalhos que agora se iniciam, a promover pela empresa HUB7 Engenharia, Lda, de Parada do Bouro, Vieira do Minho, vencedora do procedimento concursal desenvolvido, no valor contratual global de 748.936,36 € + iva, referem-se à intervenção no espaço da antiga cantina escolar Joaquim Mariz. Esta estrutura, inicialmente criada como cantina de apoio às Escolas Amorim Campos, retoma, em certa medida, a sua função inicial, isto depois de já ter funcionado como Centro de Saúde e como espaço de aulas, para um curso de formação associado ao ramo da estética/ cabeleireiro, porquanto irá albergar uma nova cozinha e uma área de restaurante, para apoio à prática da EPE, com foco na restauração.

Planta cantina.png

Com uma prazo de execução de 99 dias, está prevista a remodelação da atual estrutura, mantendo-se vários elementos da sua traça, com um acréscimo de área, para o lado poente, onde será criada uma nova e moderna cozinha. Na estrutura atual assentará a área de pastelaria e restaurante/bar, incremento que potenciará o trabalho pedagógico que aqui vem sendo desenvolvido.

WhatsApp Image 2025-09-14 at 11.47.41.jpeg

O projeto, que foi acompanhado de perto pela EPE, em particular pelos colaboradores mais afetos a este tipo de formação, foi desenvolvido pelos projetistas Atelier, Arquitetura e Engenharia,  prevê a colocação de novos e modernos equipamentos de cozinha e pastelaria, passando a EPE a dispor das melhores condições de formação na área da restauração, padaria, pastelaria e hotelaria, isto sem esquecer a remodelação que está a ser operada nas antigas salas de aula do edifício Escolas Amorim Campos, onde, de forma progressiva, também se está a intervir ao nível da eliminação das barreiras arquitetónicas.

PLaca obra grande empreitada CTE.png

Na fase de arrumação do espaço, para a intervenção que agora se inicia, foram recuperadas alguns utensílios da antiga cantiga Amorim Campos, simbolicamente presentes na mesa onde o contrato foi firmado, sendo objeto de uma publicação distinta, dada a sua relevância e projeto que a sua recuperação vai potenciar.

A “Empreitada de requalificação dos espaços, no âmbito do CTE Industrial”  é financiada pelo Mecanismo de Recuperação e Resiliência da Comissão Europeia. 

Carlos Sá Assinatura.png