EPE colabora no Concurso das Cantinas Escolares Sustentáveis

O Concurso das Cantinas Escolares Sustentáveis, ganho pela EB do Facho, contou com a colaboração de dois docentes da Escola Profissional de Esposende, da Zendensino, os Chefs Rogério Ferreira e João Novo, fazendo ainda parte do júri  Goretti Fernandes, docente do IPCA e  Rui Lima, nutricionista da Direção Geral da Educação.

Esta primeira edição de “Cantinas em Festa” enquadra-se no Programa de Alimentação Sustentável - Geração S e tem como objetivo promover a adoção de hábitos alimentares saudáveis, seguros e sustentáveis nas cantinas escolares, valorizando os produtos locais e promovendo a redução do impacto ambiental associado às mesmas.

A vereadora da Educação, Alexandra Vilar lembrou o facto de as treze edições do concurso de cantinas escolares “contribuir, junto dos alunos da pré-escolar ao secundário, para a promoção de uma alimentação mais saudável, utilizando os produtos locais”. Por isso, a vereadora agradeceu a todos os que contribuem para “uma melhor educação”.

Por seu turno, Rui Lima, nutricionista da Direção-Geral de Educação considerou esta iniciativa da Câmara Municipal de Esposende “fundamental para a aquisição de hábitos alimentares saudáveis”, destacando o empenho de cozinheiras e auxiliares que propõem ementas agradáveis.

A Câmara Municipal de Esposende continua a assegurar um conjunto de serviços à rede de cantinas do concelho, com preparação de refeições escolares. O fornecimento de refeições completas, equilibradas, variadas e seguras nas escolas constitui um meio de promoção de estilos de vida saudáveis e de valorização dos produtos endógenos locais.

Pode saber mais em:  Cantinas em Festa com prémios para pratos saudáveis | Município de Esposende