
A EPE, assinala o Dia dos Afetos, um dia dedicado a refletir sobre a importância das relações interpessoais e das emoções entre os jovens.
As alunas, do curso de Ação Educativa foram desafiadas a expressar afetos, através da palavra e da imagem. Escreveram e decoraram cartas que diminuíram distâncias, serviram de abraço e colo, aliviaram sentires, sem recurso a equipamentos tecnológicos. Valorizamos o papel e o lápis, numa simbiose que intensifica “os sentires”.

O incentivo à expressão de sentimentos, ao fortalecimento de laços afetivos e a construção de uma autoestima positiva, através das artes, são fundamentais nestas idades.
Na EPE, consideramos essencial que os jovens se sintam valorizados e apoiados no seu percurso escolar e emocional e, estas iniciativas constituem oportunidades para reforçar a importância de uma rede de apoio forte, seja entre amigos, professores ou familiares. Esses vínculos têm um impacto direto no sucesso académico e na saúde mental dos alunos.

Constatamos que independentemente da idade, raça, cultura,… a condição de “SER HUMANO” induz a partilha, dar e receber, afetos.
Momentos inspiradores que nos levam a dizer que “o mundo pula e avançar como uma bola colorida”, como diz António Gedeão.
