Início das atividades letivas na EPE

A Escola Profissional de Esposende abriu as portas aos novos alunos, e respetivos encarregados de educação, no passado dia 12 de setembro, numa receção iniciada na Escola do Ramalhão, seguindo-se uma visita às instalações, incluindo a escola-sede, para os alunos que vão frequentar aulas neste espaço.

WhatsApp Image 2025-09-14 at 11.54.43.jpeg

A azáfama da entrada na escola voltou a sentir-se na passada 6ª ferira, com a receção de 75 novos alunos, distribuídos por seis turmas, mais uma que no ano letivo anterior. Este acréscimo do número de alunos traduz, ainda, uma maior procura por alunos oriundo do sistema de ensino português, porquanto se reduziu, em 46% quando comparado como ano letivo anterior, a entrada de alunos oriundos dos PALOP (Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa), valor que sobre para 64%, quando a comparação se faz com o ano letivo de 23/24, em que havia 52 alunos originários nos PALOP. Este ano, frequentarão a EPE 19 novos alunos oriundos destes países, dos quais 5 são de S. Tomé e 14 de Cabo Verde, especificamente de S. Domingos, região com quem o Município de Esposende se encontra geminado, havendo, a este nível, um protocolo de colaboração para a formação destes alunos, assumida, desde logo, como alavanca social e potenciadora de inúmeras interações.

Este diminuição do número de alunos PALOP traduzir-se-á, em breve, na melhoria de algumas dinâmicas complementares, como seja a necessidade de alojamento e de acompanhamento dos alunos, relevando o protocolo com a Pousada da Juventude Hi Ofir, onde a grande maioria dos alunos se encontra alojada, bem como o programa Mosaico, que prevê uma série de ações de apoio, na linha da proatividade, aos alunos da EPE, onde se destaca o Gabinete 111 e apoio de vários voluntários. 

O Presidente do Conselho de Administração, Carlos Gomes de Sá, recebeu, no Polivalente da Escola do Ramalhão, juntamento com os diretores de turma e os diretores de curso, os novos alunos e respetivos encarregados de educação, distribuídos por cinco turmas: Técnico de Restauração (é já a 17º turma desta oferta), Técnico de Ação Educativa (área de formação que este ano assinala 15 anos), Técnico de Desporto (uma valorização, depois da anterior oferta de Técnico de Apoio à Gestão Desportiva) e, ainda que na lógica de uma turma, alunos das turmas de Técnico de Pastelaria/ Padaria e Técnico de Alojamento Hoteleiro. Acresce, em termos de CEF, a turma de Operador de Informático.

WhatsApp Image 2025-09-14 at 11.54.44.jpeg

Este ano terminam a sua formação um volume significativo de alunos, das turmas finalistas (3º ano) de Técnico de Cozinha/ Pastelaria, Técnico de Restaurante/Bar, Técnico de Apoio à Gestão Desportiva e Técnico de Informática de Gestão. Ao nível do 2º ano, funcionarão quatro turmas:   Técnico de Restauração, Técnico de Apoio à Gestão Desportiva, Técnico de Ação Educativa e Técnico de Alojamento Hoteleiro, num universo que rondará os 225 alunos.

Depois das boas-vindas, apresentação do corpo docente e de algumas informações gerais, os alunos e respetivos pais e encarregados de educação reuniram com os professores responsáveis pelas turmas/curso, onde receberam orientações específicas para o ano que agora se inicia, tendo-se feito, no caso das turmas a funcionar na sede da Zendensino, o trajeto a pé, entre o Ramalhão e a sede, com passagem pela paragem do autocarro, frente ao Hospital de Fão, num reconhecimento do trajeto que os alunos também farão, já a partir de 15 de setembro. 

WhatsApp Image 2025-09-14 at 11.54.44 (1).jpeg

Este novo ano, fica marcado por novas ofertas educativas, alterações nas cargas curriculares, nova grelha horária, alterações nas instalações e novos equipamentos, para além da alteração na plataforma de gestão e comunicação, no caso a introdução do Inovar Alunos/ Consulta, bem como esperadas melhorias na rede de transportes públicos que servem a EPE.