CTE com obras exteriores paradas

Poucos dias depois de terem começado, os trabalhos de requalificação da antiga cantiga escolar Joaquim Mariz, anexa ao edifício das Escolas Amorim Campos, onde está a ser instalado o CTE (Centro Tecnológico Especializado), acabaram por parar, mantendo-se ainda suspensos.
Se no arranque das obras a surpresa estava no sótão, onde foram encontrados pratos da década de 1950, a surpresa, desta feita, estava no subsolo, onde, durante as escavações para as fundações relativas à ampliação (nova cozinha), foi descoberta uma antiga fossa séptica, com uma dimensão muito significativa. Este achado, inesperado, acabou por levar à interrupção dos trabalhos, no passado dia 26 de setembro, estimando-se o seu reinício para a semana, pois houve necessidade de rever todo o projeto de estabilidade, uma vez que o terreno onde a nova estrutura será implantada é arenoso.

WhatsApp Image 2025-10-24 at 16.30.55 (1).jpeg

Nesta fase, e com os trabalhos da grande empreitada parados, realizaram-se algumas intervenções no interior das salas, ao nível das pinturas e aplicação de teto acústico, tendo sido já instaladas duas "paredes de educação", uma moderna e funcional estrutura de arrumos, escrita, projeção e fixação, que pautará os requalificados espaços de aprendizagem.

WhatsApp Image 2025-10-24 at 16.30.56 (1).jpeg

Tem havido colaboração e compreensão por parte de alunos e professores, tendo sido possível, em articulação com a empresa e fiscalização, e mantendo os padrões de segurança, conciliar as atividades letivas com trabalhos parcelares, em zona previamente preparadas, considerando a necessidade de conclusão da intervenção até ao final deste ano.

Neste momento, estão na fase final de preparação os concurso relativos ao mobiliário e equipamento, num investimento global, em termos de CTE, que ultrapassa 1.500.000€, acrescido de iva.    

WhatsApp Image 2025-10-24 at 16.30.56 (2).jpeg