13 Setembro - 9h00
16 Setembro - 9h00
Local - Sede da EPE
A Escola Profissional de Esposende aceitou o desafio lançado pela Câmara Municipal de Esposende, concretamente o Serviço de Cidadania e Igualdade, em participar numa Oficina de Teatro- Fórum, durante o mês de fevereiro.
Durante dez sessões, as turmas de Técnico de Comunicação, Marketing, Relações Públicas e Publicidade e Animador Sociocultural, denominadas por grupo “Atos de mudança”, aprenderam técnicas teatrais e metodologia de Augusto Boal e elaboraram uma peça de teatro, cuja temática, inspirada em factos reais, trouxe a debate a discriminação face à orientação sexual e violência no namoro.
Assim, no dia 15 de fevereiro, aconteceu a estreia do espetáculo, na Escola Profissional de Esposende, em que os alunos receberam muito bem esta peça, participando ativamente na experiência, apresentando soluções possíveis para os temas abordados.
Posteriormente, dias 16, 19 e 20 de fevereiro, repetiu-se o espetáculo nas escolas do Concelho, em que se promoveu a reflexão e a interação entre o público que se tornou “espetador- ator” e colocou-se na pele dos intervenientes, dando contributos e ideias para o desfecho da intriga.
O grupo “Atos de Mudança” fez um balanço muito positivo do seu trabalho, evidenciando que superou todas as expetativas, pois todos se sentiram bem nos papéis representados e puderam chamar a atenção para várias problemáticas, assumindo-se como agentes de mudança, contribuindo para acabar com determinados tabus!
EPE: 30 anos de Ensino Profissional