Cursos de Nível Secundário:
CTE Cozinha/Pastelaria
CTE Pastelaria/Padaria
CTE Restaurante/Bar
CTE Alojamento Hoteleiro
Ação Educativa
Desporto*
Multimédia*
Cursos de Nível Básico:
CEF Cozinheiro/a
CEF Operador/a de Informática
*Nova Área de Formação
O ano letivo de 2025/26 está prestes a arrancar nas escolas da Zendensino, no caso a Escola Profissional de Esposende (EPE) e a Escola de Música de Esposende (EPE), preparando-se estas para novos e exigentes desafios.
Em próximas publicações daremos destaque a cada uma destas unidades, apresentando hoje, de um modo mais geral, este novo ano, repleto de desafios e inovações. A primeiro, é mesmo a implementação do sistema de gestão de alunos “Inovar”, no caso da EPE!
Depois de uma reunião geral com todos os colaboradores, no final do mês de julho, o atual Presidente do Conselho de Administração da Cooperativa, Carlos Gomes de Sá, voltou a reunir todo o pessoal afeto à Zendensino, no dia 8 de setembro, no auditório da Biblioteca Municipal Manuel de Boaventura, onde foi feito um balanço do ano findo, apresentando-se orientações para este novo ano.
No caso da EPE, para além de uma alteração em termos de horários, com as aulas a iniciarem-se mais cedo e a terminarem também mais cedo, com tempos de 60 minutos, destaca-se uma alteração em termos de gestão, com a implementação do sistema Inovar. Para além do programa Inovar Alunos, avança de imediato o Inovar Consulta, versão disponível para os alunos e encarregados de educação, permitindo um acompanhamento próximo da atividade escolar, seja ao nível dos sumários, assiduidade, comportamentos, atividades, trabalhos, avaliações e contactos com diretor de turma e escola.
Esta alteração, acredita-se, e resultado de uma auscultação interna e do mercado, trará novas capacidades de resposta, desde logo em termos de gestão de processos de qualidade e auditorias, simplificando processos, agilizando comunicações, melhorando processos de interação internos e com a comunidade, para além de deixar aos professores mais tempo para a efetiva ação pedagógica.
Seguir-se-á a implementação de um programa de gestão do plano de atividades e inventário, aplicáveis à Zendensino, seguindo uma ação em termos de gestão de pessoal e, na fase final do período, gestão de bar e outras funcionalidades, associadas ao InovarSige.
Nesta fase decorre uma exigente fase de migração de registos anteriores, bem como de formação de colaboradores, mas como diz o ditado, “Roma e Pavia não se fizeram num dia”, colocando-se sempre o foco, não nos equipamentos, mas sim nas pessoas e relação pedagógica estabelecida.
Na reunião, conduzida pelo Presidente do Conselho de Administração (CA), participou ainda, na sua fase final, Rui Losa, vogal do CA e representante do Município na Cooperativa, tendo esta estrutura reunido, de tarde, com a presença do terceiro elemento, Isabel Araújo, representante da Alfacoop. Foram assim formalmente validados alguns procedimentos já apresentados na reunião geral da Zendensino, de novos regulamentos a futuros projetos e desafios, como seja, no momento, a entrada em obras do edifício anexo à escola-sede, cantina Joaquim Mariz, onde ficará instalada um a parte significativa do novo Centro Tecnológico Especializado.
Também a EME enfrentará novos desafios, no caso a mudança temporária de instalações, fruto da requalificação da Casa da Música, intervenção detalhadamente apresentada nesta reunião.
Nesta fase, e em articulação com o Município, decorre um processo de procura e análise de alternativas, numa intervenção que exigirá, obrigatoriamente, uma compreensão adicional por parte de todos os envolvidos, de alunos a professores, sem esquecer os pais, pois será necessária uma ação concertada entre todos, para ultrapassar alguns dos desafios que esta deslocação, ainda que temporária, trará.
No momento, também a entrada em obras da Escola Secundária de Esposende implicou alteração de dinâmicas e procura de novos espaços, agradecendo-se, desde já, a disponibilidade da Escola António Correia de Oliveira, que tem acolhido algumas atividades da Escola Coral.